Hoje partiu um Grande Benfiquista, Honrem a sua memória.

Hoje partiu um Senhor do futebol mundial que nós Benfiquistas temos a enorme honra de o conciderar um de Nós. 
Sven-Göran Eriksson chegou ao Benfica pela mão de Fernando Martins, decorria o ano de 1982. Na altura, o jovem Eriksson já tinha conquistado a Taça UEFA ao serviço do IFK de Gottemburgo. À chegada à Luz, começaria por dar um aviso à navegação: “Os jogadores do Benfica terão de trabalhar duramente”. A verdade é que, na época de 1982/83, o clube da Luz sagrou-se Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e chegou à final da Taça UEFA. A turma de Eriksson deixaria, no campeonato, o F.C. Porto a quatro pontos e o Sporting a nove, perdendo apenas um jogo em 30 realizados. Eriksson treinou o Benfica ainda em 1983/84, assegurando mais um título, mas de imediato rumou para Itália, onde o calcio falou mais alto ao coração do jovem treinador nórdico. Eriksson regressaria seis anos mais tarde ao Benfica, desta feita pela mão de João Santos. Na altura, Eriksson teve então como adjunto o seu grande amigo, Toni. A equipa da Luz voltaria então a ser campeã nacional, em 1990/91.
As suas ideias revolucionaram o futebol do Benfica e o futebol português, mas mais que as suas capacidades técnicas o que mais o diferenciou foi a sua faceta de gestor de homens, Sven-Göran Eriksson foi sempre um exemplo de que é possível estar no futebol de uma forma positiva.
Quando Eriksson anunciou que tinha uma doença em fase terminal, o mundo do futebol logo lhe começou a prestar varias homenagens e ainda bem que o fez, as homenagens aos grandes Homens fazem-se em vida, em abril, o treinador foi homenageado em vida no Estádio da Luz, no jogo da Liga Europa contra o Marselha. O sueco teve direito a uma guarda de honra por parte dos jogadores que treinou, entre eles Humberto Coelho, Rui Águas, Toni, entre outros.

No Benfica, Sven conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Com as águias conseguiu também chegar a duas finais europeias: Taça UEFA, em 1983, na altura derrota frente ao Anderlecht, e Taça dos Campeões Europeus, em 1990, derrota com o Milan.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Possivel XI do Benfica 2024-25

A dupla de centrais titular do Benfica

Reforço do Benfica apresenta-se aos adeptos